31 de março de 2012

Ser rico não é sinônimo de ser medíocre

É interessante analisar como a sociedade se comporta. Andando pelo meu bairro, noto pessoas de vários tipos, sejam elas bem arrumadas, simples, trabalhadores, do lar etc, e consigo notar o contraste gritante entre algumas. Por muitas vezes, notei riquinhos mimados destratarem grosseiramente trabalhadores por se sentirem superiores. Já outras, notei adolescentes/jovens com condição financeira superior tratando gentilmente a todos, sem diferenciar por cor ou condição social. 

Por muitas vezes, cheguei a achar que era da pessoa agir de forma maldosa, mas, aos pouquinhos, estou notando que não. A culpa é da falta de educação vinda de casa. São pais que também agem grosseiramente, e deixam de exemplo para os filhos, que seguem esse mesmo caminho. São pais que acham que os filhos podem ter uma BMW como primeiro carro, que podem gastar 5 mil reais em uma noite de balada. São pais que criam seus filhos como se a vida fosse fácil e o dinheiro fosse eterno. 

Parece até coisa de novela... mas não, é bem real. 

Dinheiro compra, sim, as coisas mais interessantes materialmente, enche nossa casa de itens, nosso armário de roupas, mas não consegue preencher o caráter... ou melhor, a falta de. Esses mesmos riquinhos podem ter de tudo, mas são pessoas pobres de espírito e passam como pessoas medíocres e desprezíveis. Na verdade, o dinheiro bem que poderia comprar um pouco de caráter, assim, essas pessoas seriam um pouco mais toleráveis.

Agradeço meus pais por terem sempre me criado com simplicidade, me ensinado a tratar bem a todos, independente de condição social ou financeira. Agradeço, também, por terem me ensinado a dar valor a tudo que eles já conseguiram conquistar, e me mostrar que nem tudo que acho legal eu preciso, que nem tudo que é caro é o que presta e que é preciso batalhar - e muito - pra ter as coisas.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...